A lógica das ruas, avenidas e metrô de Nova Iorque

Nova Iorque, Nova York, New York…

06 a 13 de abril de 2015

Antes de viajar para Nova Iorque, eu fiz como você: pesquisei em blogs dicas para facilitar a minha vida durante a futura experiência. Além de procurar as principais atrações de Manhattan, também fui atrás de informações sobre o metrô, muito famoso pela sua grande extensão. Segundo a Wikipédia, o transporte metropolitano da ilha é o terceiro maior do mundo.

Sabendo disso, muitos sites e blogs especializados em turismo em NY comentam sobre o funcionamento do metrô. Alguns chegam a dizer que é “complicado” e que tem muitas chances de se perder. Eu cheguei à conclusão que só vai se perder quem não prestar atenção em duas coisas: qual é o sentido que deseja ir e a lógica das ruas de Manhattan.

O que aprendi antes de ir e facilitou para não queimar neurônios 

1. São dois sentidos: Uptown e Downtown.

Eu estava hospedada na rua 101 Uptown (ou seja lááá para cima do centro – Times Square). Então, quando eu fui passear pela 7ª avenida, sai do hotel e peguei a linha 1 sentido Downtown.

– Antes de entrar na estação veja na plaquinha qual é o sentido, porque nem sempre na mesma entrada tem os dois sentidos. Em uma esquina pode estar o sentido Downtown e na outra esquina, ou rua, pode estar o sentido Uptown da linha que você quer usar. Então, não vá entrando na estação sem observar isso. Se não é a entrada que você precisa, procure no mapa onde fica a outra entrada para a linha.

– Quando estiver dentro do metrô, sempre olhe qual é a próxima parada para ter certeza que está no sentido certo 😉 Nesse meu caso, a próxima era a 96.

Se eu estivesse na loja da Apple na 5ª avenida, pegaria o metrô de volta ao Hotel sentido Uptown.

2. A lógica das ruas: números e avenidas.

As ruas de Manhattan são identificadas por números. Aprendi que as ruas aumentam sentido Uptown, e que a 5ª avenida divide os lados da ilha (leste e oeste). Com o mapa em mãos, sabia que do lado esquerdo da 5ª avenida estava a 6ª 7ª 8ª 9ª avenida….

P01NY mapa print

Quando saía da estação do metrô, olhava para um lado e para o outro, e não sabia para qual lado ir. Então, primeiro achava qual era o sentido, se Uptowm ou Downtown. Como? Se ao caminhar para a próxima rua o número diminuía, sabia que estava descendo, então era sentido Downtown. Mas se, ao contrário, a próxima rua o número aumentava, então sabia que o sentido era Uptown. Essa noção é importante para chegar até as avenidas também.

Não é complicado. Tendo esse conhecimento e em mãos o Kit sobrevivência, dá para otimizar o tempo e até se sentir um nova iorquino 🙂

Este Guia foi MARA!

Cheguei cedo ao aeroporto e meu voo atrasou. Tempo de sobra para olhar tudo que se tem no aeroporto de Guarulhos. Fiquei folheando os guias turísticos na livraria e não tinha intenção de comprar nenhum, mas… este me chamou a atenção:

Guia viagem Nova York

Exitei um pouco em comprar, porque sei que era mais caro ali. Decidi. Comprei.

Durante a viagem não saia de jeito nenhum sem ele! Muito útil e fácil de usar. Combinado com um aplicativo de celular que mostra todas as linhas de metrô e suas respectivas estações, ele foi essencial dentro do Kit de sobrevivência.

No próximo post vou falar sobre o Kit sobrevivência: mais informações sobre o Guia PubliFolha, dica de aplicativo e MetroCard.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s